Fundação Educacional Machado Sobrinho
As origens da Faculdade Machado Sobrinho vinculam-se ao emérito educador que lhe dá o nome, Prof. Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, que, em 1912, oficializou uma escola primária que funcionou no mesmo local em que, até hoje, está a sede mantenedora, a Fundação Educacional Machado Sobrinho, rua Dr. Constantino Paleta, 203, Juiz de Fora / MG.
O contínuo desenvolvimento da escola proporcionou a criação do Curso Técnico de Contabilidade, cuja excelência deu à Instituição especial renome no ensino comercial. O Instituto Comercial Mineiro, reconhecido como de utilidade pública em 1920, por sucessão transformou-se em Colégio Machado Sobrinho.
Em 1961, por ato voluntário dos sócios proprietários, todos pertencentes à família do fundador, foi criada, por escritura pública de doação, a Fundação Educacional Machado Sobrinho, pessoa jurídica de direito privado.
Atualmente a Fundação mantém os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Técnico em Administração/Formação Gerencial, Ensino Superior e Pós-graduação latu sensu.
Em 17 de Janeiro de 1969, pelo Decreto n. 64.000, foi autorizado o funcionamento da Faculdade com os cursos de Ciências Contábeis e Administração. O curso de Administração iniciou-se em março de 1969, com reconhecimento pelo Decreto n. 74.857, de 08 de novembro de 1974, Em 1974, foi implantado o curso de Ciências Contábeis, cujo reconhecimento se deu pelo Decreto n. 82.595, de 07 de novembro de 1978.
De 1969 até o primeiro semestre de 1988, a Faculdade funcionou na Unidade Centro da Fundação Educacional Machado Sobrinho - FEMS. Hoje, a Unidade Centro abriga os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e alguns cursos de Pós-graduação e de Extensão. A partir do segundo semestre de 1988, a Faculdade mudou-se para a Unidade Cruzeiro do Sul, localizada num platô que fica no alto do Bairro Cruzeiro do sul, a aproximadamente 750 metros de altitude, zona sul da cidade de Juiz de Fora.
Em 1982, a Faculdade iniciou suas atividades também na área de Pós-graduação. Assim firmou convênio com o PRISMA - Grupo de Ação Educacional, o que permitiu a oferta de cursos de Pós-graduação lato sensu (Especialização) que vêm preenchendo importante lacuna na região polarizada por Juiz de Fora. A parceria com o PRISMA foi encerrada em 2010 e o Centro de Pós-graduação passou a ser gerido pela Faculdade Machado Sobrinho.
O campus, que representou a concretização do sonho do saudoso Prof. Fernando de Paiva Mattos e abriu novas perspectivas de expansão e desenvolvimento para a Faculdade, projetado na forma hexagonal, com 6 (seis) blocos laterais, 2 (dois) concluídos e 1(um) por concluir, e um central, que abriga a biblioteca, anfiteatro e miniauditórios, embora simples, é propício aos estudos em todas as dimensões: funcionalidade, iluminação, aeração, paisagem, isolamento acústico, estacionamento, segurança, meio-ambiente, acesso, manutenção, limpeza etc.. A retomada do crescimento da Faculdade se firma no início deste século, com a autorização e implantação de novos cursos de graduação bacharelado e tecnológicos.
Nesses anos de funcionamento, milhares de alunos graduaram-se na Instituição. Isso constitui motivo de muito orgulho para a Fundação Educacional Machado Sobrinho, pois representa imensa soma de serviços prestados a Juiz de Fora, a Minas Gerais e ao Brasil.