Psicologia
A proposta surgiu da necessidade de se construir um curso, em nossa região, que tivesse uma visão ética, crítica, generalista, aplicada e pioneira, que levasse em consideração os diversos locais e contextos existentes para a atuação do psicólogo, individualmente ou em equipe multiprofissional, privilegiando uma perspectiva problematizadora capaz de compreender os aspectos biopsicossociais, e, principalmente éticos do ser humano.
A Psicologia assim concebida necessita de uma formação generalista, extrapolando o confinamento na atuação clínica. Necessita que o percurso acadêmico do futuro profissional seja contemplado com um amplo panorama sobre linhas teóricas e abordagens técnicas e metodológicas, aplicações práticas e empíricas.
Somente assim, o psicólogo poderá responder às questões e demandas da sociedade, de maneira crítica, efetivando as transformações da realidade. Para tanto, temos incentivado campanhas, tais como a da luta antimanicomial, a despatologização trans, luta contra a homofobia, discussão sobre as relações étnico-raciais, Campanha de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo, entre outros.
Os primeiros profissionais formados por nós adentraram ao mercado de trabalho no final de 2013 e têm apresentado excelente aceitação e reconhecimento, principalmente porque áreas que ainda obtém pouca visibilidade nos demais cursos de Psicologia são especialmente tratadas em nossa grade curricular, demonstrando pioneirismo. A diversidade de campos de estágio da faculdade tem conseguido contemplar, dentro das possibilidades, os tradicionais campos de atuação do psicólogo e, também, os novos (confira grade-curricular no site).
O Instituto Vida, nosso Serviço de Psicologia Aplicada, em pouco mais de 4 anos de criação já atendeu a mais de 600 pessoas de nossa comunidade e vem ampliando seus trabalhos a partir de projetos tais como o ProMOVER (Projeto Machadense de Orientação Vocacional: Escolhas e Realizações).
Levando em consideração não só a formação técnica, mas, principalmente a formação de pessoas mais capazes e felizes, o curso de Psicologia da Faculdade Machado Sobrinho vem ganhando destaque na região e recebeu, no ano passado, uma das maiores notas do MEC (conceito 4) de nossa região.
A política institucional do Curso de Psicologia ramifica-se em várias direções:
1°) Relacionamento com a comunidade: o psicólogo necessita estar voltado para as questões e problemas de sua região, comprometendo-se com as suas demandas através da prevenção, intervenção e tratamento.
2°) O Instituto Vida, Centro de Psicologia Aplicada do Curso de Psicologia, presta-se a diversos projetos de atendimento à comunidade de Juiz de Fora, em diversas áreas, como Psicologia Clínica, Comunitária, do Trânsito, do Esporte, Jurídica, dentre outras. Abaixo encontram-se os projetos que estão em andamento.
- Atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos
- Projeto a.colher - Psicologia Jurídica
- Projeto "Cuidar de quem transporta" - Psicologia do Trânsito
- Projeto de acolhimento "Belo Vale" - Psicologia Sócio Comunitária
3°) Disciplinas Extensionistas, cujo objetivo é levar o aluno a atuar junto à comunidade.
- Projeto Interdisciplinar de Extensão - Psicologia e Promoção de Saúde Mental
- Projeto Interdisciplinar de Extensão - Psicologia e Inclusão Sócio Comunitária
4°) Atividades Extras e Complementares ao curso.
- Projeto Cinema: exibição de um filme, uma ou duas vezes no semestre, seguido de uma mesa de debates interdisciplinar. Cita-se como exemplo: "O Cisne Negro", "A Pele que Habito", "Pecados Inocentes".
- Visitas Técnicas: Museu da Imagem e Inconsciente (Rio de Janeiro), Museu da Loucura (Barbacena); Hospital Psiquiátrico (Juiz de Fora)
- Datas Representativas: Dia do Psicólogo; Dia Nacional da Síndrome de Down; Dia Nacional do Autismo;
- Parceria com o Conselho Regional de Psicologia através de participação em eventos, palestras, grupos de discussão, dentre outras atividades.
- Patrocínio e participação no Enjupsi (Congresso Internacional de Psicologia, Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, Encontro Juizforano de Psicologia)
- Semana de Tendências: evento desta IES, onde o colegiado do curso organiza palestras, oficinas, mini-cursos...
5°) Interdisciplinaridade e Ética Profissional: a psicologia deve estar integrada e articulada a outras ciências, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos, propiciando uma formação teórica, prática e ética.
Coodenador(a): Prof(a). Cláudia Guimarães de Siqueira
Integralização: Duração do curso: 4602h/a
Tempo de integralização: Mínimo - 5 anos (dez períodos) e Máximo - 7 anos (14 períodos)