O estágio acadêmico é um componente curricular de grande importância na formação profissional do aluno. Sua inserção no mercado de trabalho, na qualidade de estagiário, coloca-o frente a frente com a realidade do mundo do trabalho, integrando a teoria à prática.
Nas organizações concedentes, públicas ou privadas, o aluno vivenciará, na prática, o que ele assimilou em sala de aula, de acordo com os conteúdos programáticos estabelecidos para cada disciplina e, por conseguinte, por área do estágio. Portanto, o estágio é também aprendizagem, responsabilidade, experiência e crescimento profissional.
No estágio, o aluno da Faculdade Machado Sobrinho terá contato direto com a gestão, com a produção, com os recursos humanos, com o marketing, com as linhas de montagem, com a administração pública, com a psicologia, com o meio ambiente, dentre outras atividades relacionadas à formação acadêmica dos respectivos cursos.
O estágio acadêmico é regulamentado pela Lei 11788/2008, de 25 de setembro de 2008. A inobservância da legislação aplicável compromete as relações de trabalho entre a concedente e o estagiário, devendo, portanto, todas as condições, direitos e deveres serem observados à luz da citada lei.
Na Faculdade Machado Sobrinho, o Estágio está sob a responsabilidade do Coordenador de Estágio, que, dentre outras funções, é o responsável pelo controle e acompanhamento dos estagiários, pelo cadastro e organização documental, pela assinatura dos termos de convênio e de compromisso, além do acompanhamento e da validação dos planos de atividades de estágio.
O aluno que realiza seu estágio com seriedade, comprometimento e dedicação absorve um conhecimento e uma prática que se agregam a sua formação acadêmica, incorporando a sua formação um importante diferencial para seu sucesso profissional. Não raro, o estagiário que desempenha as suas atividades com esmero e responsabilidade, demonstrando aprendizagem e destaque no trabalho, consegue transformar o seu estágio no seu primeiro emprego.
A carga horária dos estágios varia de acordo com a carga horária prevista para cada curso, de acordo com o que foi estabelecido nos respectivos projetos pedagógicos, não podendo ultrapassar 20% da carga horária total prevista para o curso.
A Coordenação de Estágio produziu um Manual prático para auxiliar os alunos na realização de seus estágios, a fim de melhor compreender as formalidades inerentes ao estágio. O Manual está dividido em Parte Geral e Parte Especial. A Parte Geral foi elaborada para atender a todos os cursos, e a Parte Especial para detalhar suas especificidades. Ele contém, também, alguns anexos relacionados à legislação específica, modelos de contratos, termos de compromisso, além de documentos comprobatórios da realização de estágio.
Coordenador de Estágios
Arquivos do Estágio
- 01- TERMO CONCEDENTE - OPERADOR - LGPD
- 02- TERMO ALUNO - AUTORIZAÇÃO DO USO DE DADOS - LGPD
- FOLHA DE APROVAÇÃO
- FOLHA DE ROSTO
- LEI DO ESTÁGIO
- MANUAL DO ESTAGIÁRIO - 2020
- MODELO DE CONVÊNIO - NÃO OBRIGATÓRIO
- MODELO DE CONVÊNIO - OBRIGATÓRIO
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
- MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO - GERAL
- MODELO DE TERMO ADITIVO - CONVÊNIO
- MODELO DE TERMO ADITIVO - TERMO DE COMPROMISSO
- MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO - GERAL
- MODELO DE TERMO DE RESCISÃO
- ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 7 - 30-10-2008
- PSI - MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO